Notícias

Testes do PAEBES foram aplicados em 17 e 18 de outubro

20 de outubro de 2017

Os testes de desempenho do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), que chega à nona edição em 2017, foram aplicados nos dias 17 e 18 de outubro. A previsão é de que mais de 250 mil alunos da rede estadual, das redes municipais e das escolas particulares participantes (E.P.P.) tenham realizado a avaliação, que abrange 3.656 escolas de 78 municípios capixabas.

Neste ano, foram avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, em língua portuguesa e matemática, além dos alunos da 3ª série do ensino médio. Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio também realizaram testes de ciências da natureza, e os matriculados no 5º ano do ensino fundamental foram avaliados em produção de texto.

Foram aplicados, ainda, questionários contextuais, com o objetivo de conhecer fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho do aluno, como clima escolar e índice socioeconômico.

Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 3º ano) foram avaliados no PAEBES ALFA, por meio de testes de proficiência em língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática.

O PAEBES é promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).